The Swell Season vem para o Brasil! The Swell quem?

Ao que tudo indicava, em 2008 a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas cometeria mais uma injustiça, entregando o Oscar de Melhor Canção Original para Encantada, fraca aposta da Disney naquele ano, mas com três canções no páreo, entre elas a insossa (e mais cotada à vitória) That’s How You Know. A primeira injustiça já era óbvia, Na Natureza Selvagem ficara fora da competição, mesmo com uma trilha sonora de peso composta por ninguém menos que Eddie Veder. Mas a digníssima comissão não cumpriu com o esperado, pois agraciou justamente o romance Apenas uma Vez, que concorria à estatueta com a sentimental Falling Slowly.

Apenas uma vez, um filme totalmente fora dos padrões hollywoodianos, com elenco desconhecido, zero efeitos visuais, poucos diálogos, locações comuns e fotografia quase amadora já havia recebido indicações em festivais antes da estatueta e fazia sucesso no boca a boca devido a maneira sutil e permeada de metáforas com que trata a história de um amor (im)possível. O diferencial reconhecido era a trilha sonora que costura a trama, composta e interpretada pelos protagonistas, o músico irlandês Glen Hansard (líder da banda The Frames) e a cantora / pianista tcheca Market Irglova, que já flertavam musicalmente antes do filme. As canções contam a história e por vezes, naturalmente substituem os diálogos, tornando Apenas uma vez um musical, sem caretices de pessoas fazendo números na mesa de jantar, e sim com música contando uma história de maneira provável.

O Oscar trouxe visibilidade ao trabalho de Glen Hansard e Marketa Irglova, que passaram a se apresentar sob o nome de The Swell Season, uma das canções de Apenas uma Vez. Sem pretensão de voltar a trabalhar no cinema, o duo prosseguiu em parceria e lançou no ano passado o álbum Strict Joy, que confirma a vertente acústico/folk de violão, gaita, voz e piano apresentada na trilha.

Em turnê mundial, no próximo mês eles desembarcam aqui no Brasil para dois shows. Sexta-feira dia 27 de agosto eles se apresentam no HSBC Brasil em São Paulo e no sábado dia 28, no Vivo Rio, cidade maravilhosa. Esta é a oportunidade de conferir o som que chamou a atenção até da instituição folk, Bob Dylan. E perdoe-me o trocadilho, a menos que você faça a ponte aérea, por agora está chance você terá apenas uma vez.

Anúncios
Esse post foi publicado em Imperdível, Shows e marcado , , , , , , , , . Guardar link permanente.

3 respostas para The Swell Season vem para o Brasil! The Swell quem?

  1. Luisa Soler disse:

    Sou fã do The Frames há muuuito tempo; conheço absolutamente tudo do Glen Hansard. E não vou perder esse show por nada neste mundo!

    Abraços,

    Lu.

  2. peco disse:

    fui ao show dos caras vi uma presença de palco ,humildade,admiraçao pelo brasil sem falar do som nao e atoa o merecido premio.

    • Amauri Terto disse:

      Obrigado pela visita! O show foi realmente muito bom, esta semana postaremos um texto falando sobre ele. Volte para conferir. =D

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s